Relaxamento

 

A Massagem Sueca deriva das antigas formas de massagem aplicadas na Grécia, tendo sido sobretudo no início do Séc. XIX que esta técnica voltou às "luzes da ribalta", tornando-se popular na Europa através do desenvolvimento dado pelo ginasta sueco Pher Henrik Ling que aliou os seus conhecimentos de ginástica à prática da massagem (Tui-Na) aprendida por ele na China, criando assim a técnica que ficou conhecida por Massagem Sueca.

A Massagem Sueca utiliza cinco estilos básicos de manobras: o deslizamento, a pressão, a percussão, a fricção e a vibração.

Este tipo de massagem tem-se revelado muito útil na redução da dor e na redução da rigidez articular. Neste tipo de massagem costuma ser usual a aplicação de determinados óleos de massagem ou pó de talco, para reduzir a sensação de fricção.

É curioso, contudo, que a expressão "Massagem Sueca" não é propriamente reconhecida na Suécia, onde é designada por "Massagem Clássica". De um modo geral, no nosso país a expressão "Massagem de Relaxamento" é também mais utilizada do que a "Massagem Sueca" para identificar este tipo de massagem.